HEMOGLOBINA GLICADA POR HPLC
Sempre pensando na comodidade dos nossos pacientes, o Laboratório Bioanálises investe em tecnologia. Os exames de Hemoglobina Glicada agora são realizados no aparelho BIO-RAD D10. Isso significa exames com maior garantia de segurança e qualidade, liberados aos nossos pacientes no mesmo dia da coleta.
Esse aparelho utiliza uma metodologia chamada de HPLC, ou CLAE – Cromatografia Líquida de Alta Eficiência – em português. Essa é uma metodologia de ponta padronizada para determinação de HbA1c, o que chamamos de Hemoglobina Glicada, certificada pelo NGSP (Programa Nacional de Padronização de Glico-hemoglobina do Reino Unido) com rastreabilidade de desempenho analítico aos métodos de referência do DCCT (Controle de Diabetes e Compliações) e do UKPDS (Grupo de Estudo Prospectivo do Diabetes do Reino Unido). A Cromatografia Líquida de Alta Eficiência é o mesmo método utilizado, por exemplo, pelas industrias farmacêuticas para análise dos medicamentos antes que cheguem aos consumidores.
O Diabetes Mellitus pode se acompanhar de complicações crônicas micro e macrovasculares que estão associadas a elevada morbidade e mortalidade e a medida da hemoglobina glicada é o parâmetro de referência para avaliar o grau do controle glicêmico em pacientes portadores dessa doença. A Associação Americana de Diabetes (ADA) recomenda que a hemoglobina glicada seja medida regularmente em todos os pacientes a intervalos de 4 a 6 meses. Considerando a alta prevalência do Diabetes Mellitus e o impacto das complicações da doença na sociedade, a dosagem da hemoglobina glicada é um dos procedimentos mais importantes no laboratório clínico atual.
Em resumo, dispomos do método padrão ouro para determinação da Hemoglobina Glicada, o que significa que seu resultado obtido aqui no Bioanálises será tido confiável por clínicos em qualquer lugar do mundo e o melhor, estará disponível no mesmo dia da coleta na nossa aba de resultados online aqui no site!
Bioanálises, sinônimo de tradição e confiança.
Referências:
- Atualização sobre Hemoglobina Glicada (A1c) para Avaliação do Controle Glicêmico e para o Diagnóstico do Diabetes: Aspectos Clínicos e Laboratoriais. Grupo Interdisciplinar de Padronização da Hemoglobina Glicada – A1C. Posicionamento Oficial – 3ª Edição, 2009.
- JOÍZA LINS CAMARGO JL, GROSS JL. Glico-Hemoglobina (HbA1c): Aspectos Clínicos e Analíticos. Arq Bras Endocrinol Metab. Agosto vol 48 nº 4, 2004.
- The Diabetes Control and Complications Trial Research Group. The effect of intensive treatment of diabetes on the development and progression of longterm complications in insulin-dependent diabetes mellitus. N Engl J Med. 329:977-86, 1993. 4. CAMARGO JL, ZELMANOVITZ T, PAGGI A, FRIEDMAN R, GROSS JL. Accuracy of conversion formulae for estimation of glycohemoglobin. Scand J Clin Lab Invest. 58:521-8, 1998.
- http://www.ngsp.org/ – Acessado em 24 de novembro de 2016 às 11h.
- http://csvlab.com.br/download/Hb-glicada.pdf – Acessado em 24 de novembro às 11h.
Parnamirim: (84) 3272-1987 | (84) 2020-1728 | (84) 98840-1983 (WhatsApp)
São José de Mipibu: (84) 3273-2772
Macaíba: (84) 3271-4253
Natal: (84) 3217-4046
contato@bioanalises.com.br
#BioanálisesLab